Quem sou eu

Minha foto
Professor, coach, teólogo, palestrante e terapeuta. Formado em Teologia pela UMESP, em produção de TV comunitária pela UNESCO, credendiado como coach pelo Institudo Novo Aprendiz, graduando em psicanalise pela Nucleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas, graduando em ciências da Religião pela UMESP e Licenciado em História.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sinais que você é infeliz

18 COISAS QUE AS PESSOAS INFELIZES TEM EM COMUM


Salmo 38: "Pois já se elevam acima da minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças" (vv. 4,6,8 e 10a).

O que as pessoas infelizes tem em comum?
1. Detestam o emprego
Passamos 8 horas ou até mais no trabalho. Se odiamos o nosso trabalho, passamos a odiar a nossa vida porque gastamos 168 horas numa semana a fazer algo que não suportamos. Muitas vezes depositamos a raiva e descontentamento em casa, na família e em quem nos rodeia.
2. Estão constantemente preocupadas com dinheiro
Estudos têm comprovado que ser rico não nos faz mais felizes. Queremos muito dinhiero porque tem efeito sobre o “bem-estar emocional”. O que isto significa é que apenas precisamos do suficiente para confortavelmente pagar as contas e poupar sem nos preocuparmos com as finanças. Por outro lado, a incerteza financeira faz-nos infelizes e por isso é importante refletir sobre esta questão.
3. Não tem hobbies ativos
A felicidade está ligada ao nível de atividade. Precisamos de movimento para nos sentirmos bem. Caminhadas, natação, surf, passeios de bicicleta, quais destas atividades têm praticado? A felicidade prende-se também com fazer o que gostamos. Procure atividades que o fazem feliz e comece já. Relacionado:

4. Pensam demasiado
De acordo com a Science News “uma mente errante muitas vezes tropeça do precipício abaixo emocionalmente”. Algumas pessoas passam quase metade da vida a pensar em coisas para além do que realmente estão a fazer no momento e estes passeios imaginários frequentemente atraem pensamentos negativos. Quanto mais nos concentramos no que estamos a fazer, mais felizes ficamos. A meditação permite-nos aprender a focar no momento presente e viver a vida que nos foi dada.
5. Deslocam-se frequentemente em grandes distâncias
Deslocações longas e frequentes podem deitar as pessoas abaixo. E tornam difícil um relacionamento também. Um estudo recente Sueco encontrou que as taxas de divórcio eram maiores quanto maior a duração do trajeto para o emprego.
6. Acham que certas “coisas” as fazem felizes
Pessoas infelizes tentam constantemente preencher o vazio com o consumo de álcool, de comida ou de compras. Mas o problema é que felicidade não pode ser consumida, é cultivada por dentro. Realizar os desejos só traz felicidade passageira.
7. Estão sozinhas
Cultivar relacionamentos é importante para a saúde e para a felicidade. E isto não significa apenas fazer amigos nas redes sociais. Infelizmente hoje em dia muitos vêm o “mural” como o seu melhor amigo. Solteiro ou não, casado ou não, é importante que nos esforcemos para fazer amigos e mantê-los ao mesmo tempo que se devem estreitar os laços familiares.
8. Não gostam da sua da própria cidade
Tantas vezes nos sentimos encalhados ao longo da vida. Vivemos numa cidade de que já não gostamos e não sabemos como nos sentir melhor acerca da situação. Mais uma oportunidade de dar um passo atrás e perguntar porque nos sentimos assim. É a cidade ou somos nós? Leia o jornal e procure novos eventos, vá a um novo lugar, simplesmente mexa-se. Além disso, quem disse que tem que viver no mesmo lugar a vida toda? Certamente ninguém.
9. Não tem animais de estimação
Os animais de estimação servem como apoio e dão-nos amor incondicional . ao mesmo tempo que não interferem com as relações humanas. Se estiver a considerar ter um animal de estimação, adote um que precise e eduque-o de forma responsável.

10. Não gostam de si próprios
Ficamos felizes pela forma como olhamos a vida e por aprendemos a desfrutar do momento. Ficamos felizes pela maneira como nos vemos a nos próprios. Ao abrirmos o nosso coração, encontramos paz, mas essa paz tem que começar primeiro por nós mesmos. Se não gostamos de nós próprios, nunca poderemos ser felizes. Aprenda a amar-se, merece-o!
11- Capacidade reduzida de concentração
Ausência total ou parcial de foco, dificultando ações que exijam concentração; como leitura, estudos ou qualquer atividade intelectual.
12- Abatimento geral
Também são indicadores de tristeza as mudanças de comportamento em atividades físicas: sensação de cansaço extrema; no sono: insônia ou sonolência excessiva e nos hábitos alimentares: ganho ou perda expressiva de peso.
13- Mau ânimo
Uma pessoa infeliz é aquela que não se anima com nada, tem pouca energia e parece estar entregue a ao desanimo. Reclama de tudo Quando o cônjuge é chamado a participar de qualquer atividade, mostra desgosto e reclama do trabalho, da casa, de tudo.
14- Fala pouco
Responde por monossílabos, não demonstrando qualquer disposição para o diálogo. Parece deixar claro que não deseja conversar com ninguém.
15- Está sempre desatento
Não presta atenção em nada, nem em ninguém e isso inclui a si mesmo, tornando-se relaxado com a aparência e até com a higiene. Nada do que antes lhe chamava atenção, parece fazer efeito.
16- Assistir muita TV
Pessoas infelizes ficam na frente da TV 30% mais do que as pessoas felizes.
Às vezes, depois de um dia estressante simplesmente muitos gostam de ficar vegetando na frente da TV, relaxando e deixando a mente se derreter no mar dos reality-shows, novelas, dramas etc. Se essa é sua rotina de noite após noite, é melhor abandonar o controle remoto por um tempo. Segundo estudos realizados desde de 2008, o tempo excessivo na frente da TV é um possível sinal da infelicidade.
17- Mal relacionamento
Pessoas infelizes podem ter mais dificuldade de resolver questões ou problemas de imediato. Eles não conseguem ampliar os círculos de amizade e conhecer novas pessoas. E, normalmente, as novas amizades azedam rapidamente.
18- Stress incontrolável
De acordo com a psicologia positiva, um ambiente de bem-estar desempenha um papel importante na busca das pessoas pela felicidade. Sentir-se seguro e confortável gera contentamento e satisfação. Por outro lado, um ambiente excessivamente estressante promove a ansiedade e insegurança. Um estudo que comparou estresses controláveis e incontroláveis constatou que este último proporcionou maior infelicidade. Embora o estresse nos obrigue a trabalhar mais eficientemente e alcançar objetivos maiores, pode afetar a felicidade a longo prazo.
19- Insônia
Após uma noite se revirando na cama, você finalmente consegue dormir, quando percebe o alarme toca e ja é hora de levantar. Sem dúvida essa não é a melhor maneira de começar o dia. Em uma pesquisa da revista “Science”, 909 mulheres que trabalharam de bom humor e mantiveram um bom relacionamento durante o dia. Ao pedir para que não dormissem o suficiente, no dia seguinte elas apresentaram um elevado nível de estresse e consequentemente, infelicidade.
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquan¬to vive.
Eclesiastes 3:12

Marcio A S Silva - coach pessoal e terapeuta - 19 991507366 / rvmarcio1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário