Quem sou eu

Minha foto
Professor, coach, teólogo, palestrante e terapeuta. Formado em Teologia pela UMESP, em produção de TV comunitária pela UNESCO, credendiado como coach pelo Institudo Novo Aprendiz, graduando em psicanalise pela Nucleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas, graduando em ciências da Religião pela UMESP e Licenciado em História.

domingo, 4 de outubro de 2015

Por que trazer um filho para esse mundo?


POR QUE TRAZER UMA CRIANÇA NESTE MUNDO?

Em um mundo lotado de guerras, fome, doenças, radicalismos religiosos e ideológicos, com o estado islâmico e refugiados aos milhares. Você já parou para pensar, por que ter um filho? Por que trazer uma criança ao mundo, se o risco de sua vida ser ruim é extremamente grande.

Tenho 48 anos e experimento  junto com Raquel a espera uma Criança, agora com 5 meses de gestação. 

Já sou pai de Lucas, Lais, Laura e Maria Luiza, são filhos maravilhosos e amados. Talvez pense que quero povoar o mundo sozinho rsrs, mas fui pai muito novo, meu filho mais velho já tem 26 anos. Penso comigo, que estou mais para avó do que para pai, em meus devaneios imagino passendo no shopping e ouvindo "senhor seu neto está correndo".

No primeiro momento a notícia deixou-me aflito, com um sentimendo de medo do mundo que estou deixando para ele. As coisas estão piores e acho que não ficarei aqui muito tempo para ajudà-lo como talvez gostaria. Talvez me sinta assim por que minha mãe luta contra um câncer e o medo de perdê-la apavora-me como nunca imaginei. 

Como será  a sua vida, e o quais experiências passará?

Mas confesso que o medo foi passando e um sentimento maior de amor foi surgindo. Pessoas que passaram pela mesmo experiência talvez testemunhem o mesmo. A chegada desta criança faz-me sentir vivo, feliz, abobalhado, crente e esperançoso. Ele chega "causando". primeiro mudando meu mundo interior, nosso mundo familiar e talvez seja um sinal que ajudará a mudar as coisas deste mundo. É algo engraçado que contraria a lógica pessimista ou realista, seja como quizer chamá-la.

Em minha trabalho vivencio o melhor e pior dessa vida. Estou presente nos piores momentos das pessoas, na dor, morte, derrota e no fracasso, também nos melhores, o nascimento, a festa, a vitória e a prosperidade. Mas isso vai te deixando no "modo automático", sabia o que dizer em cada momento, as ideias e as palavras estavão no controle de tudo. Mas nunca achei, que esse novo fato, o milagre da vida iria mudar-me de forma tão radical e espontâneamente maravilhosa.
A Bíblia diz "os filhos sao como flexas para o guerreiro" Salmo 127,4; "os filhos são como herança do Senhor, como recompensa que lhe só Ele dá, Salmo 127,3.

Sinto-me um bobo, romântico, idealista, inventor, um apostolo, sinto-me "o cara". Gosto de tocar a barriga de Raquel, fechar os meu olhos e tento só sentir, quietinho só tentanto sentir. Agora as palavras não estão mais no comando, e sim o coração.

Pare tudo! Mudei. Começo a pensar nas oportunidades que terá que eu não tive, nas novas tecnologias e com o mundo aprenderá a cuidar da agua potáveis e a purificaram as águas não potáveis, através da medicida a vida se alongará e ele verá seus bisnetos, produziremos mais alimentos e não haverá mais fome;

Não estou mais preocupado com o mundo que estou deixando para meu filho, mas com o filho que deixarei para o esse mundo, pois sei que a vida, e o Deus da vida sempre acha um jeito de arrumar tudo, apesar de nossos errros.

No final chegamos a conclusão, que a vida é cheia de desafios, algumas coisas ruins, e outras coisas boas, mas no fim tudo vale a pena.

Marcio A de Souza Silva - Palestrante, coach e terapeuta. Fone 19-991507366 // rvmarcio1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário